izemos uma entrevista com nosso ex-aluno que está se destacando na cidade de Brasília, Rubens Páscoa Júnior. Acompanhe abaixo a entrevista:
Atualmente trabalho como Consultor de TI nos projetos de desenvolvimento de software Java Web no INEP. Utilizamos metodologia ágil (Scrum) para realizar o gerenciamento do projeto. Todo nosso trabalho é apoiado pela stack da JBoss, desde o framework web até o servidor de aplicação.
Acredito que a área de produtos para internet seja o principal viés de crescimento do mercado.
Vemos as mídias sociais estourando no Brasil e no mundo, o e-commerce, as redes sociais, e isso me faz pensar que muitos serviços ainda podem ser disponibilizados ao mundo!
Atenção! Citei serviços! Isso mesmo! Utilizamos, o tempo todo, serviços disponíveis na rede e nem percebemos. Serviços são coerentes e trazem valor agregado ao usuário. Tornar os aplicativos mais coesos tem feito a diferença!
Temos um grande problema nos projetos de desenvolvimento hoje em dia: fazemos sistemas, muitas vezes, sem dar a atenção necessária ao objetivo real que o projeto deve ter.
Por isso, acredito que profissionais que saibam entender, documentar e implementar os conceitos e requisitos de um serviço coeso serão cada vez mais valorizados no mercado.
É claro que esse é um movimento natural do mercado. Aos poucos, novas oportunidades estão surgindo nas áreas de SOA e BPM. Esses acrônimos trazem consigo muito valor agregado se bem aplicados!
Paralelo a isso, seguem as disciplinas de Gerenciamento de Projetos, as quais tenho dedicado especial atenção.
Constantemente vejo que projetos de TI têm fracassado por não dar a atenção necessária à gestão.
Quando digo gestão, na falo apenas do cronograma como muitos ainda pensam (eu também pensava). Temos que abrir a mente e entender que os projetos hoje em dia envolvem muitas partes interessadas, restrições complexas, pouco tempo para implementação e outros fatores que podem fazer o projeto ter ou não sucesso, dependendo da atitude do Gerente de Projetos.
Não vou me alongar nesse assunto pois temos muitos experts que podem nos ajudar (Rita Mulcahy, Ricardo Vargas, entre outros).
Tenho visto muitas discussões sobre o mercado de TI, especificamente em Brasília. Posso afirmar com toda certeza que bons profissionais terão seu espaço garantido, seja em Brasília ou em qualquer outro lugar que tenha um pouquinho de "DNA Tecnológico". Os salários no início da carreira são bons se comparados com outras profissões, mas o profissional não pode se iludir e acreditar que esse movimento salarial permanecerá sempre em ascendência, sem nenhum esforço de sua parte.
O Bacharel em Sistemas de Informação tem ótima base para atuar em diversas disciplinas da engenharia de software. Essa formação torna o profissional polivalente, aumentando as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho.
Um conselho que dou aos calouros: envolvam-se com a comunidade, montem suas empresas Jr, façam pesquisas, sejam atuantes. O mercado está carente de profissionais que entendem as dificuldades da área e respondem a essas demandas com boas soluções no dia a dia.
Rubens Páscoa Jr (Formado na 1ª turma do curso de Sistemas de Informação da FEIT)
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário